sábado, 5 de março de 2011

A dieta que a nutricionista me passou em fevereiro de 2009

DIETA PARA EMAGRECIMENTO 1300 CALORIAS

Em 2009, no primeiros 3 meses, consegui seguir direitinho. Caminhava 8 km todos os dias. Consegui emagrecer 6 quilos. Mas depois fiquei impossibilitada de seguir a dieta corretamente por estar desempregada. Seguia firme na caminhada diária de 8 km. Em 2010 consegui emprego, daí não tinha tempo p/ caminhar nem para fazer a dieta. Era uma loucuuuuura a correria do dia a dia. E para ajudar, tive q passar por uma cirurgia para tirar uma hérnia incisional que apareceu na barriga. Resultado: engordei 5 dos 6kg q perdi com muita dificuldade. Estou desempregada de novo, mas no começo deste ano resolvi pegar firme na dieta. Faço conforme as minhas possibilidades.
Precisava de uma motivação por isso entrei numa comunidade no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=253995), onde tem desafios que nos ajudam na reeducação alimentar. Sem contar no apoio que temos das pessoas que estão na comunidade com o mesmo objetivo: EMAGRECER.
Abaixo está a dieta que a nutricionista me passou  também as recomendações.

Desejum (06:45 h)
Café com leite desnatado ou chá de ervas c/ adoçante
Pão francês (sem miolo) ou
Bolacha salgada ou
Pão de forma
Margarina light
01 copo
½ unidade
2 unidades
1 fatia
1 colher de sopa
COLAÇÃO (09:30 h)
Fruta
1 unidade média
ALMOÇO (12:00 h) e JANTA (19:30 h)
Arroz, ou macarrão, ou batata, ou mandioca, ou farinha
4 colheres de sopa
Feijão
2 colheres de sopa
Carne magra (sem fritura)
1 bife médio
Legumes
1 pires de chá
Verdura (folhas)
1 prato de sobremesa
Fruta
1 unidade pequena
Óleo vegetal
1 colher de sobremesa rasa
MERENDA (15:30 h)
Leite desnatado c/ café ou chá de ervas c/ adoçante
1 copo
Pão francês (sem miolo) ou
Bolacha salgada ou
Torrada
½ unidade
2 unidades
2 unidades
CEIA (22:00 h)
Leite desnatado c/ café ou chá de ervas c/ adoçante
1 copo
Pão de forma
Bolacha água e sal ou
Torrada
1 fatia
2 unidades
2 unidades


AS RECOMENDAÇÕES

  1. Mastigar bem os alimentos; já se passaram 2 anos eu ainda não consigo fazer isso. Costumo comer rápido, às vezes sem mastigar. Mas já estou, aos poucos, mastigando mais.
  2. Não tomar líquidos durante as refeições e sim nos intervalos (até 1 hora antes e 1 hora depois das refeições), mais ou menos 2 litros por dia; isso tenho q fazer também por causa do rim direito que não está funcionando mais. Tenho que cuidar do rim esquerdo. Mas confesso que às vezes é difícil tomar pelo menos 2 litros de água por dia. Principalmente no frio.
  3. Seguir a dieta todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos; Ai ai ai ai aiiiiiiiiii... seguir a dieta inclusive aos sábados e domingos tem sido difícil, mas estou me esforçando prá mudar isso. Tenho que mudar, não é mesmo?
  4.  Respeitar os horários estabelecidos das refeições e não beliscar; está sendo difícil prá mim seguir os horários que a nutricionista estipulou. Como estou desempregada não acordo muuuuito cedo. Mas procuro fazer as 6 refeições. Tenho que procurar acorarmais cedo.
  5. Respeitar as quantidades estabelecidas para os alimentos. Não comer nem mais, nem menos; Hummmm... preciso respeitar a quantidade dos legumes e verduras. Eu coloco colheres de sopa, não meço como pede. E às vezes, tem frutas que não sei se estou comendo a quantidadecorreta.
  6. Não usar açúcar refinado, açúcar mascavo e mel. Usar adoçante artificial. A nutricionista me indicou o adoçante com Stévia. Deixei de colocar açúcar refinado nos chás, mas não me acostumei ainda a colcoar o adoçante. Fica esquisito, então tenho evitado tomar chá, ou quando tomo, tomo sem adoçante.
  7. Não comer ou beber: doces, refrigerantes, sucos artificiais, refrescos e bebidas alcoólicas, bolos, balas, chocolates, nescau, água tônica, côco, manga, abacate, uva,caqui e derivados; Estou conseguindo me controlar. Vez ou outracometo algum deslize, mas logo entro nos eixos.
  8. Prefira carnes brancas e magras, frutas frescas e folhas cruas; Estou diminuindo a carne vermelha no meu cardápio, incluindo frutase verduras, na medida do possível.
  9. Não comer alimentos gordurosos: frituras, carnes gordas, carne de porco, pele de frango, frios, linguiça, molhos gordurosos, maionese, creme de leite, chatili, banha, gordura hidrogenada, manteiga,margarina, queijos gordos, gema de ovos, miúdos;  Hummmm... não consegui (ainda) deixar de comer carne de porco, frios, linguiça, maionese, creme de leite. Vez ou outra tem um desses itens no meu cardápio.
  10. Coma menos: massas, pães, batatas, bolachas e torradas; É o que estou procurando fazer.
  11. Fazer exercícios. Faço caminhada de 7 Km (1 hora e 13 min) de segunda à quinta-feira. De sexta-feira vou caminhando p/ o Clube Escola (25 minutos), onde tenho aula de Dança de Salão dutante 1 hora (é um exercício e tanto, viu? risos) e volto prá casa à pé (+ 25 min). De sábado vou à pé p/ o Grupo Escoteiro e volto à pé p/ casa à noite (50 minutos, ida e volta). De domingo quando acordo sem preguiça vou caminhar 7 km, mas isso raramente acontece... risos.

Um comentário:

  1. Boa sorte flor, espero que vc consiga seus obketvos

    ResponderExcluir